sábado, 19 de outubro de 2013

O poetinha 100

Short cuts vinicianas

A falta que ele nos faz

Vinícius de Moraes
Se estivesse vivo, Vinícius de Moraes estaria fazendo cem anos hoje. Sua poesia, suas canções e suas histórias de amor permanecem vivas. Mas o mundo sem ele, não há como negar, ficou muito menos divertido e romântico. Que falta nos faz o poetinha!

O melhor amigo do homem

Com o melhor amigo do homem, engarrafado.
Um dia, na abertura de um dos muitos shows que fez na Itália, Vinícius saiu-se com essa:
"Se é verdade que o cachorro é o melhor amigo do homem, o Whisky é o cachorro engarrafado".

Soneto da Fidelidade


De tudo ao meu amor serei atento

Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto

Que mesmo em face do maior encanto

Dele se encante mais meu pensamento.



Quero vivê-lo em cada vão momento

E em seu louvor hei de espalhar meu canto

E rir meu riso e derramar meu pranto

Ao seu pesar ou seu contentamento



E assim, quando mais tarde me procure

Quem sabe a morte, angústia de quem vive

Quem sabe a solidão, fim de quem ama


Eu possa me dizer do amor (que tive):


Que não seja imortal, posto que é chama

Mas que seja infinito enquanto dure.

Vinícius de Moraes



Uma tarde em Itapoã

Meu encontro com o poeta
Um dia, correndo pela praia em Salvador, na Bahia, cruzei com o poeta. Ele já não estava mais aqui. Mas a sua imagem imortalizada em bronze, numa praça da cidade, perto da praia que ficou famosa por meio de uma das suas canções mais conhecidas, causou-me a mesma emoção de um encontro definitivo. Um dia, (quem haverá de dizer que não?) eu estive com Vinícius, numa tarde em Itapoã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário