sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Sonhos

Akira Kurosawa
Em 1990, Akira Kurosawa, um dos mais festejados diretores japoneses, filmou oito contos curtos e os juntou em um longametragem, a que chamou de "Sonhos". Em minha opinião, uma obra prima. Lembro de tê-lo assistido em uma sessão especial de cinema de arte.
cartaz original do filme japonês
Dos oito episódios, o quinto - "Corvos" - é um dos mais brilhantes. Um jovem pintor, diante de uma tela de Vincent Van Gogh fica tão estasiado que se transporta para o seu interior. Começa um passeio pelos traços firmes do quadro, até dar de cara com o próprio autor do quadro, Van Gogh - no filme, interpretado por ninguém menos do que Martin Scorsese. Os dois travam um diálogo.

Scorsese, na pele de Van Gogh
O filme é simples e belo. A mão certeira de Kurosawa cria um devaneio magistral. E o sonho se completa em si. Não foi à toa que, naquele ano, "Sonhos" conquistou o Oscar de Melhor Filme Estrageiro.

Hoje, fechando o dia, recebo um e-mail, da Mariza Poltronieri, com um link que mostra trechos desse episódio. É um bom sinal. Fechar a semana, sonhando com Kurosawa. Vale a pena conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário