sábado, 20 de outubro de 2012

Memórias da profissão

Mauro di Deus
Mauro di Deus me ligou. Antes, me escreveu da França. Relatando sua passagem pela Cidade Luz e pelos museus. Em especial, pelo Museu D'orsay. Me disse que viu Van Gohg bem de perto, por um longo tempo, a ponto de se emocionar. Eu imagino, Vincent é capaz de emocionar qualquer um. combinamos um vinho para temperar as histórias. Vai ser logo. Maurinho é bom de histórias e eu gosto de vinho.

Depois ele me ligou de novo. Agora pra pedir um favor: Preciso localizar o "Dr." Wilson Barbosa Martins. Dr. Wilson vem a ser o primeiro governador eleito pelo voto direto, em Mato Grosso do Sul, logo após terminados os tempos duros do governo militar.

Dr. Wilson Barbosa Martins
Quando eu cheguei por lá, no início da carreira de repórter, fui trabalhar em uma televisão controlada por um adversário político dele. E na primeira vez em que fui entrevistá-lo, travamos um diálogo que nos tornou amigos para o resto do tempo.

Pedi a entrevista, ao final de uma solenidade. Dr. Wilson me olhou calmamente e disse: "Meu filho, não perca seu tempo. A sua televisão não deixa a minha entrevista ir ao ar." Era verdade. Mas eu não me aquietei. "Governador, o senhor governa. E eu sou repórter. Tenho que entrevistá-lo porque o senhor é notícia. Se a entrevista vai ao ar ou não, é um problema do meu editor. Eu vou fazer a minha parte."

Ele sorriu, me permitiu entrevistá-lo. E viramos amigos.

Depois do pedido do Maurinho, fiz uma busca para conseguir um contato com ele. Eu e Dr. Wilson, há muitos anos não nos falávamos. Ele veio ao telefone. Tem mais de noventa anos. Mas preserva uma memória lúcida, de menino.

Lembrei-lhe da nossa história. Ele riu. Quis saber como eu estava. Trocamos rápidas impressões sobre o tempo - passado e presente. E lhe falei sobre o desejo da Cârama dos Deputados de fazer-lhe uma homenagem. Era o que o Mauro corria para organizar. Uma sessão solene de resgate dos mandatos que foram cassados pela ditadura. Dr. Wilson era dono de um deles.

Um comentário:

  1. Bom,queria falar que me recomendaram esse blog é bom demais,ja li esse post varias vezes e outros,é sempre bom ver recomendações,ouvir falar que tem um site bom ai de rastreamento um tal de http://rastreamento.org alguem ja ouviu falar?sabe me falar se é bom?parabens pelo blog,posta mais por favor!! fuuui

    ResponderExcluir