terça-feira, 1 de maio de 2012

No calor do inverno


Por Mariza Poltronieri

Os dias frios estão chegando de mansinho, como convém a quem está sob o trópico de capricórnio. O inverno por essas bandas é curtíssimo o que não acontece com nosso verão, que se mistura com a primavera e parte do outono, convidando-nos a nos espalhar por diversos lugares. Verão é tempo de conhecer gente, tamanha a vontade de sair, visitar todos os bares e onde tiver mesa, principalmente sobre calçadas.

Se o verão é expansão, o inverno é recolhimento, reservar-se dentro de casa com familiares e amigos já feitos. Pede afeto e comidinhas suculentas, o calor que é preciso para atravessar a estação. As bebidas geladas são substituídas pelas quentes, um chá ou chocolate quente para os comedidos, um vinho para os comedidos que querem um aquecimento maior. Tudo é bom, tudo é um acontecimento, pretexto para se embolar com pessoas queridas.

Melhor representante para o inverno é a sopa com suas variações, pedaçudas, cremosas e caldinhos, acompanhados de um bom queijo parmesão ralado e pãozinho francês, porque pecar é preciso.

Se isso tudo aquece o corpo, conversar aquece a alma, somar as duas coisas em um dia frio é uma questão de sobrevivência. É a lei da Terra e a gente só obedece.


Creme de abóbora com manjericão

Creme de Abóbora - Foto: Felipe Ramalho

Ingredientes:

·      1 1/2kg de abóbora descascada e cortada em cubos
·      2 xícaras (chá) de alho poró picado
·      3 dentes de alho picado
·      100ml de azeite de oliva
·      1 1/2 litro de água
·      2 tabletes de caldo de galinha
·      400g  de creme de leite fresco
·      Sal a gosto
·      1 pitada de pimenta do reino ralada na hora
·      1 pitada de nóz moscada ralada na hora
·      1 colher (sopa) de açúcar
·      1/2 xícara (chá) de folhas de manjericão (separe algumas folhas)
·      Queijo parmesão o quanto baste para polvilhar
·      Croutons para acompanhar

Modo de preparo:

Doure em uma panela o alho poró e o alho no azeite de oliva. Acrescente a abóbora e o caldo
de galinha. Cozinhe por 30 minutos ou até que a abóbora esteja bem macia, coloque o creme de leite e deixe reduzir até um terço do volume. Coloque o manjericão e bata no liqüidificador. Volte para panela e tempere com o açúcar, o sal, a pimenta do reino e a noz moscada. Sirva bem quente com folhas de manjericão e  croutons. 

*Mariza Poltronieri é culinarista em Maringá, PR. E tem espaço garantido aqui, para escrever sempre que quiser, sobre alquimia gastronômica. Ou, sobre o que ela desejar.

3 comentários:

  1. Que o inverno venha e seja aquecido por muitos amigos, como convém a um bom contador de histórias. Obrigada pelo acolhimento.

    ResponderExcluir
  2. Mariza, sempre tenho saudades! Saudade do teu jeito de lidar com as palavras,com os amigos e com as panelas!!!!!!!!!!!!!! Aqui tá um verão por demais da conta,mas vou fazer esse creme de abóbora e comer pensando na magia que é tua e de mais ninguém!!!!!!!!! beijos Rejane

    ResponderExcluir
  3. hummmmmmmmmmmm...delicia de palavras e paladares....aquece-me a alma, o coração e a mente e potencializa em mim habilidades de doaçao...pode ser querida Mariza?

    ResponderExcluir