sábado, 17 de setembro de 2011

A Lua da Colheita de Setembro


Marcelo Domingues, marido de minha irmã e pai de Carol, é fissurado por astronomia. Por ela, já foi à China, ver um eclípse bem de perto. Vai sempre que pode ao deserto de Atacama, por ser um dos melhores pontos de observação do mundo. E monta telescópios na Praça dos Três Poderes, aqui em Brasília, para dividir com os outros o encantamento e os segredos guardados entre os astros no céu.

A astronomia é tão importante na vida dele, que o Marcelo montou o seu próprio observatório no quintal de casa. Uma construção planejada em cada milímetro. Um verdadeiro laboratório. Com teto retrátil e inúmeros equipamentos que ajudam a observar e decifrar os mistérios celestiais.

De vez em quando, ele me surpreende com alguma nova informação ou imagem. Ontem, Marcelo publicou a imagem de uma lua cheia, batizada de "A Lua da Colheita de Setembro". Ela foi produzida por um Centro de Astronomia mantido pela NASA, que garante, ajuda a descobrir os mistérios do Cosmos, produzindo todo dia uma imagem inédita do Universo, com uma explicação dada por astrônomos profissionais. A foto da Lua está logo aí embaixo, junto com a explicação do astrônomo.

Créditos e direitos autorais : Stefano De Rosa
O nascer de uma Lua Cheia pode ser uma dramática visão celeste e as Luas Cheias podem ter muitos nomes. Por exemplo, a Lua Cheia de segunda-feira foi a mais próxima deste equinócio de outono no hemisfério norte, tradicionalmente chamada de Lua da Colheita.

De acordo com as crenças tradicionais, o nome é bem adequado porque os fazendeiros podiam trabalhar até tarde da noite ao final da época do plantio e germinação, colhendo sua safra à luz da lua. Esta serena imagem telefotográfica registra o nascer desta lua da colheita de setembro em Turim, na Itália. Aparecendo em silhueta contra o disco lunar laranja está a Basílica de Superga, sobre um monte em Turim.

Um comentário:

  1. O APOD, "Imagem Astronômica do Dia" é traduzido para o português por um grupo de voluntários. Esse por acaso foi traduzido por mim.

    Tem também o http://www.astrofotos.info/ onde alguns colegas postam suas fotografias do céu.

    ResponderExcluir