sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Receita de infância

* Mariza Poltronieri
Esta semana assisti ao filme dos estúdios Disney: Ratatouille, uma deliciosa história sobre um ratinho chamado Remy, que quer ser chef de cuisine em Paris, mesmo contrariando todas as possibilidades.

Para isso, Remy usa um aspirante a cozinheiro que fica sob suas ordens.

Num dado momento, o restaurante onde Remy se esconde fica famoso, despertando a atenção de um crítico gastronômico. Arrogante e descrente, Anton Ego agenda sua visita para convencer-se da qualidade do lugar.

Atrapalhado, o chefe dispensa Remy e conta aos seus subordinados que o chefe da cozinha, na verdade era um rato. Todos abandonam seu posto e Remy retorna sendo auxiliado pelos outros roedores para, enfim, servir o crítico e não levantar suspeitas.

Remy escolhe um prato chamado Ratatouille para servir ao exigente cliente. O prato é original da região de Provence, na França. É feito com berinjela, abobrinha, tomate, cebola, pimentão vermelho e manjericão, cortados em cubos ou rodelas, temperados com alho e cebola e fritos no azeite.

O que me chamou a atenção no filme é a cena em que o sorumbático senhor leva à boca a primeira garfada. Como numa viagem ao tempo ele se vê menino, no sítio da família, o alimento fumegante e a mão carinhosa da mãe a afagar-lhe o rosto. Seus olhos se enchem de alegria e ele come o prato simples do campo, com uma alma de criança.

A culinária tem essa capacidade de nos fazer viajar pra qualquer lugar e a qualquer tempo. E nos fazer absolutamente felizes.

Minha receita de infância:

Filé à Parmegiana

Ingredientes:


- 400 gr de contrafilé, alcatra ou filé mignon em bifes
- Sal e pimenta do reino a gosto
- 1 dente de alho picado
- 2 un de ovo batidos com um garfo e misturados a 4 col de sopa de água, para empanar
- farinha de trigo e farinha de rosca para empanar
- óleo de milho para fritar


Molho


- 4 un de tomate batidos
- 1 cx de Polpa de tomate
- 1 un de cebola picadinha
- 1 dente de alho amassado
- 2 col de sopa de manteiga + 2 col de azeite para refogar
- 1 col de chá de alecrim fresco
- 2 folhas de sálvia frescas picadas
- ¼ de xícara de manjericão picado
- ¼ de xícara de salsão picadinho
- 1 col de chá de açúcar
- sal a gosto
- queijo parmesão ralado a gosto
- 100 gr de mussarela em fatias


Modo de preparo:


Coloque cada filé entre duas folhas de filme plástico. Achate levemente os filés com um batedor de carne. Tempere e empane na sequência: ovos, farinha de trigo e farinha de rosca. Frite os bifes e reserve.


Molho


Coloque a manteiga + azeite numa panela ou frigideira funda. Junte a cebola ralada e o alho e refogue. Junte o tomate batido, o purê de tomates e os temperos verdes. Acrescente uma xícara de água e deixe cozinhar, em fogo baixo, por cerca de 40 minutos, acrescentando mais água, se for necessário. O molho deve ficar grosso.


Coloque numa travessa refratária um pouco do molho, distribua os filés já fritos à milanesa, cubra com o restante do molho, distribua as fatias de mussarela e salpique bastante queijo ralado. Leve ao forno por cerca de 15 a 20 minutos, até que o queijo tenha derretido.


Sirva com arroz e uma salada verde.

*Mariza Poltronieri é culinarista em Maringá, PR. E tem espaço garantido aqui, para escrever sempre que quiser, sobre alquimia gastronômica. Ou, sobre o que ela desejar.

Um comentário:

  1. Aproveitei o dia das crianças para fazer a sua receita de infância, mas com uma ressalva, os ingredientes frescos tive que substituir por desidratados. Tudo bem... esse é o preço pagamos por não termos um pedacinho de quintal... de qualquer forma... hummm!!! ficou uma delícia, comemos igual a gente grande,rsrs.

    Bjks,
    Simone

    ResponderExcluir