terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Com uma pequena ajuda...

Joe Cocker, na apresentação histórica em Woodstock, 1969. 
Eu era menino ainda.
Nas tardes de sábado, em Foz do Iguaçu, os primeiros acordes daquela guitarra distorcida anunciavam o início de um programa que marcou época na TV brasileira e na minha quase adolescência. Se não me falha a memória, o programa batizado de "Rock é Rock Mesmo" ou "Rock Concert".

Hoje me dou conta de que aquele som e a imagem editados misturavam dois monstros sagrados do mundo do rock - Joe Cocker e Robert Plant, vocalista do Led Zeppelin. Sim. Não por acaso, o editor de imagem responsável pela abertura do programa juntou a trilha sonora marcante da interpretação única de Joe Cocker para a canção dos Beatles, com a imagem do cabelão loiro e sacodido de Robert Plant,  band leader do Led Zeppelin, cantando Whole a Lotta Love.


Ouvir aqueles acordes e ver aquela imagem, daquele loiro cabeludo, de microfone na mão e usando um jeans surrado, camisa aberta, peito exposto, era sinal de que um desfile de clássicos iria começar, comandado pela apresentação deliciosa de um jovem jornalista musical chamado Nelson Motta.

Nelson Motta
Hoje, madrugada de 23 de dezembro, abro os jornais e recebo a notícia de que Joe, aquele cantor visceral, que ficou mundialmente conhecido depois de sua apresentação em Woodstock, em 1969, ao cantar uma versão bluseira de With a little Help from my Friends, nos deixou. Morreu aos 70 anos, vitimado por um câncer de pulmão. Justo o pulmão que lhe garantiu fôlego para arrancar do fundo da alma os acordes vocais que lhe marcaram a carreira e a vida.


Descanse em paz, Joe.

Um comentário:

  1. 2014 foi um ano de grandes perdas... :(
    Hoje parei para colocar a leitura deste seu espaço em dia. Feliz Natal todos os dias! :)

    Abraço.

    ResponderExcluir