terça-feira, 1 de julho de 2014

Short Cuts - Diários da Copa 7

Corações verde e amarelo

*Por Odette Castro
Corações verde e amarelo. E uma pitada de rosa, cor do amor!
Porque é dia de jogo, na casa de Odette e Bia


Eu e você assistindo Brasil e Chile. Eu choro ao ouvir o Hino Nacional. Você chora porque me viu chorar. Acho engraçado sua solidariedade. Sempre fiel, minha filha.

Um olho na TV outro nas suas pernas. Elas estão com tantas manchas roxas! Seu braço já mostra o sinal dos meus dedos, que te apertaram hoje de manhã, quando você perdeu o equilíbrio.

Aliás, isto tem acontecido com muita frequência.
Brasil faz um gol. Você grita. Acho que sabe que estamos na copa. É. Tem Copa.
De repente, me lembro das palavras da psicóloga e minha amiga Lilian Viana, quando você recebeu alta do hospital.

"As coisas mudaram um pouco. Você não está voltando para casa com uma criança. Está voltando com uma senhorinha de idade. Os cuidados serão diferentes”.

(Chile faz gol). Você grita também. Não importa de quem. Sendo gol, está tudo bem. Ignoro sua torcida, como ignorei as palavras da minha amiga. Sua mudança de comportamento passou a ser manha. Muito mimo no hospital. A incontinência urinária é para chamar minha atenção. Pirraça.

O jogo continua empatado e você se agita. Anda, cai, pede leite, chora.
Meus pensamentos também estão empatados. Ela está agindo como um bebê ou como uma velhinha com confusão mental?? 1x1.

Bia e Odette
Não dorme mais sozinha. Tenho medo de deixá-la. No meio da noite, me abraça, aperta minha mão. Se enrosca em mim. Não sei se quer, me ou se, proteger. 

Será que age como nos primeiros passos, ou como alguém que está terminando uma longa caminhada?

Angustia. Pela falta de resposta.
Angustia. Pela disputa de pênalti.
Você vibra com a torcida. Eu vibro com você.
O Brasil ganhou o jogo. Você é campeã nata.



Odette Castro é uma grande amiga conquistada no mundo virtual. Ela é mãe de Beatriz, que lhe chegou assim mesmo, carregada de intensidade, de exigências, de suavidades, de experiências e com uma necessidade imensurável de cuidados e de amor. Cuidados e amor, justo os dois produtos que não costumam faltar nas prateleiras da Odette. Meu beijo para Bia e outro especial para Odette



Um comentário: