domingo, 11 de agosto de 2013

Short cuts de domingo

Álbum de Figurinhas


O jornal chegou. Dentro dele, notícias e um álbum de figurinhas. Larguei as notícias e peguei o álbum. Ao abri-lo, não sei se por sugestionamento, senti aquele cheiro de livro novo, tão comum quando a gente era criança, em começo de ano letivo. As primeiras páginas viradas dos livros novos tinham um cheiro próprio, inconfundível.

Junto do álbum, vieram os primeiros seis pacotes de figurinhas auto-colantes. Gastei um tempo colando figurinhas como fazia em criança. Mariana e Gabriel, a certa altura, me flagraram colando figurinhas no álbum. "Inorbel, você parce criança", me diz Mariana.

Sim, filhos. De vez em quando isso acontece. Cheiros, sabores, imagens tem essa propriedade de nos tirar do presente e nos levar pra algum lugar do passado. Viagem rápida, segundos apenas, mas quase sempre, recheados de uma alegria que a gente - por adulto - esquece de que ainda carrega dentro de si.

Chapinhas de ouro


Dos álbuns que tive em infância, o "Chapinhas de ouro" é o que me traz mais lembranças. Primeiro pela característica das figurinhas. Elas eram pintadas em chapas de metal. Pesavam muito e eram uma novidade tremenda quando surgiram.

Era uma época em que tudo servia para motivo de coleção. Futebol, marcas famosas, signos, profissões... Até o chamado "Milagre Brasileiro", período em que o ufanismo corria solto resultava em figurinhas para coleção. Os álbuns traziam os símbolos nacionais, os ministros (sim, eles eram tão poucos e passavam tanto tempo no exercício do cargo, que dava tempo de fazer álbum de figurinhas com o nome e a imagem deles).

Não me lembro nunca de ter completado um álbum. Algo comum aos dias de hoje. Não vou completar esse que me chegou às mãos agora também. Mas a missão dele, estender uma ponte entre o passado e o presente já está plenamente cumprida. Tem repetida, pra trocar?

Um comentário:

  1. Eu me lembro dessa época e tenho muita saudade. Gostaria de adquirir algumas dessas figurinhas.

    ResponderExcluir