sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Histórias que guardo Comigo


Por Mariza Poltronieri*
Mazzaropi
Mariza Poltronieri
Tem alguns personagens antológicos que fazem parte de minha memória mais querida.Um deles Mazzaropi, o caipira dos filmes B, inocente e divertido. Lembro dele pelas risadas de "Seu Luis",  meu pai, quando íamos ao cinema, depois de um domingo de muito movimento no restaurante.

"Seu Luís" assistia o Mazaropi e eu assistia o "seu Luís". Ele ria muito, chegava a se contorcer na poltrona do cinema. Eu não entendia tanta graça, mas era muito bom ver meu pai feliz. Os dois se foram e a história guardo comigo.

O outro personagem, Ted Boy Marino, lutador de Telecatch, um artista de circo, luta de mentira, inocente e divertido. Lembro dele pelas risadas do meu avô, nas noites de domingo, em Novo Hamburgo, no RS.

Primeiro passava “Topo Gigio”, o ratinho italiano (era italiano?), muito bonitinho, depois aquela armação com um monte de personagens “do mal”, vestidos com roupas apertadinhas de uma masculinidade duvidosa. Vô Pedro assistia Ted Boy e eu assistia vô Pedro. Eu tinha medo, pois acreditava naquela invenção. Meu avô explicava que era briga de mentira. Eu acreditava nele e ficava feliz.

Ted Boy Marino
Hoje Ted Boy se foi, meu avô há muito tempo também e a história guardo comigo.
A gente mistura as pessoas inventadas com as pessoas de verdade. As primeiras complementam as segundas. Todas fazem parte de nosso afeto.

Mariza Poltronieri* É culinarista, em Maringá. Escreve aqui sempre que tem vontade. E sobre o que quiser. Toda vez que ela aparece, tempera as páginas desse blog com histórias deliciosas.

3 comentários:

  1. Minha Tia Dinda sempre com sua sensibilidade tocante... adorei, pena nao conhecer nenhum desses nomes, alem do Vo Luis e do Biso Pedro... hehe...

    ResponderExcluir
  2. Eunice Kleinkauf escreveu e enviou-me por email:

    Li o texto sobre tuas idas com seu Luis ao cinema e o comentário da Isadora dizendo que não sabia quem eram aquelas pessoas, pois eu reconheci cada um daqueles personagens e é uma delícia ler o que vc escreve, querida. (vou comentar aqui pq lá não consegui)

    ResponderExcluir