domingo, 2 de fevereiro de 2014

Só uma frase(sic)!



Havia em minha casa um negra que mandava em nós com a propriedade dos sábios, dos deuses africanos. No contrato, na carteira de trabalho, ela era empregada doméstica. Em realidade, ela compunha parte da nossa pequena orquestra sinfônica. E nos ajudava a tornar os dias felizes mais felizes. A enfrentar os dias difíceis com leveza. E a espantar toda e qualquer tristeza que houvesse. Foram mais de doze anos de convivência diária. Quando ela foi embora, contra a nossa vontade, nos deixou um vazio imenso. E um repertório de boas lembranças pra sempre.

Mariana e Gabriel têm a educação e a compreensão do mundo que tem, também, graças a ela. Florência dos Santos, era assim que se chamava no papel. Pra nós, era a Flora. Nos dias felizes, eu brincava de falar francês com ela depois do almoço. "Florance, melance" era a senha pra que ela me trouxesse um pedaço de melancia. Ou me desse uma esculhambada, dependia do humor e da fartura de frutas em casa.

Quando me via triste, ela também me esculhambava carinhosamente.
"Maranhão, já pra rua. Chega de tristeza. Tristeza não ganha pão. Um homem bonito desse... forte... não pode ficar se arrastando pelos cantos. Já pra rua, que na rua essa tristeza passa. Isso é só uma frase (sic)."

Como ficar em casa? Como ficar triste? Com a Flora, era impossível.

Hoje, li um texto da Cláudia Girelli sobre saudade, que veio acompanhado de uma receita. Os dias tristes me enchem de saudade. Hoje pensei na Flora. Se estivesse aqui, estaria me mandando pra rua e assinando com a sua fala clássica: "Maranhão, isto passa, é só uma frase(sic)!"

Sim, Florance, é só uma frase (sic). Dói, mas passa já.  

3 comentários:

  1. Ainda bem que são somente 'frase' e passam, senão o que seria de nós? ;)

    Abração!

    Auci

    ResponderExcluir
  2. E como qualquer "frase" depende de interpretação. Eita Flora sábia, meu Deus.
    Vai pra rua Inorbel, saia de si, tem tanta paisagem lá fora...

    ResponderExcluir
  3. sabida mesmo a Florance( gosto do francês)...os dias tristes precisam dela sempre...é mais seguro...bj

    ResponderExcluir