segunda-feira, 11 de abril de 2011

Brasília, em poucas linhas

Jane Resina, minha amiga e advogada, me liga pedindo um roteiro básico, para conhecer um pouco de Brasília, em algumas poucas horas entre desembarcar de Campo Grande, fazer uma escala e embarcar novamente, rumo a Lisboa. Penso que não dá para fugir do óbvio. Mas até o óbvio, bem visto, é interessante. E me arrisco num roteiro/poesia.


Querida Jane.
Brasília é uma cidade linda.
Nasceu planejada, sonhada, desejada.
Nasceu de uma ousadia em forma de cruz e se criou borboleta ou avião. Depende do jeito de quem a vê.
Nao importa. Importa que, de qualquer lugar de onde se esteja, é possível contemplar o horizonte.

Pra uma passagem rápida, como a sua, algumas coisas não podem faltar. Aconselho o seguinte: Saindo do aeroporto, creio que o melhor é visitar a Catedral. Ela estará aberta e servirá para muita coisa. Para deslumbrar os seus olhos e para abençoar seu caminho. É o mínimo. E só precisa um pouco de fé.

Depois, vá direto ao memorial JK. Lá estão os vestígios mais vivos do fundador. Seu corpo - longe de ser morto - carrega toda a história dessa terra. Em volta dele, a própria história. As fotos, os papéis, os cantos reproduzidos da casa onde viveu, os livros. Dona Sara também está lá. Com seus vestidos miudinhos e elegantes, com a força de uma mulher sagaz. Os croquis, os planos vencidos, a história em fotos. Tudo está lá.

Depois, uma passada na Praça dos Três Poderes lhe dará a idéia de como se faz esse país. Com sonhos, desencantos e novos sonhos. Um debate constante. O exercício da dialética entre os poderes. E o país vai tomando forma. Às vezes, rápido. Outras vezes, nem tanto.

Dai, creio, já será tempo de sentar-se para comer e ver mais uma vez o horizonte. Corra para o Pontão do Lago Sul. Sente-se à vista do lago. Enxergue a terceira ponte e seus arcos, os barcos, sinta-se em outro lugar. Pois, isto também será Brasília.

Mate a fome e a sede. E rume de volta para o aeroporto. Portugal, a patria mãe, que um dia nos virou as costas, hoje lhe espera de braços abertos.

Um beijo.
Boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário