domingo, 27 de junho de 2010

Na vizinhança

Num canto distante e esquecido da África nasceu um projeto chamado "Vozes". Ele é fruto da obstinação e da resistência de mulheres, viúvas de guerra, sobreviventes de estupros.

Elas se uniram porque não suportam mais tanta violência e porque acham que podem levar um sopro de esperança, em forma de canções, aos ouvidos de pequenos órfãos ainda espalhados nos campos de guerra. Elas cantam e torcem para que suas vozes cheguem, de boca em boca, o mais longe possível.

Que alcancem os ouvidos de crianças, que foram transformadas, pela brutalidade da guerra, em soldados. Crianças que tiveram a infância roubada e que, muito cedo, tiveram que carregar armas, atirar e matar, sem saber extamente o sentido do que faziam.

Essas mulheres usam suas vozes para fazer chegar até elas umas mensagem simples: "vocês não têm culpa. Estão perdoados. E o seu lugar é em casa.

Akello Miriam Introduction to Songs from The Voice Project on Vimeo.



Todo esse esforço é para tentar acabar com a guerra mais longa da África, que tem devastado o Norte de Uganda, o Sul do Sudão e o Leste do Congo.

Artistas famosos, do mundo inteiro, têm-se juntado a esse projeto e emprestado suas vozes também. Hoje, num hiato de tempo entre o fim do dia e o início da noite, encontrei essa bela canção de Tom Waits, interpretada por Peter Gabriel, que integra o projeto "Vozes" e divido com vocês.

Peter Gabriel » Tom Waits from The Voice Project on Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário