A alta do Viegão
A tarde de sexta se arrasta. Lenta. Pesada, como se
trouxesse todo o peso da semana que vai nos deixando. Os compromissos sobram na
mesa, mas a mente pede um pouco de paz.
Olho em volta. Espero o tempo passar.
Dieta zero, outra vez. |
No final da manhã, meu pai tinha me ligado. Fez uma brincadeira: Nuca, recebi alta! Sério, pai? Alta da comida. Voltei para a dieta zero, depois da endoscopia. Recomendação médica, até que os exames sejam conferidos. E deu risada, o Viegão, fazendo troça da própria sorte.
Eu o acalmei. Disse que a longa temporada no hospital teria um efeito prático, uma vida mais regrada aqui fora e a saúde mais sob controle. Desliguei o telefone e fiz planos de passar outra noite com ele no hospital. Outro jogo de xadrez, outras prosas, falar sobre os textos de Jorge Luis Borges, As crônicas de Mia Couto...
Bosquinho e o Poeta
Bosco Marins é um velho e bom amigo dos temos da TV Morena, em Campo Grande. Aliás, foi por insistência dele que cheguei à TV Morena, afiliada da Globo, em MS. Eu estava no SBT e nós dois éramos repórteres de rua. Nossas equipes sempre se encontravam em pautas comuns. Um dia Bosco me intimou: Passa lá, fala com a Ecilda Stefanello e com o Fábio Zahran. Seu lugar é com a gente. Eu acreditei, fui e fiquei.
Semana passada, uma amiga jornalista que vive em Milão me deu motivos para voltar a falar com o Bosco. Eliane Oliveira precisava de uma autorização para usar um texto do Manoel de Barros num livro que está organizando.
Pensei na hora que a pessoa que poderia fazer essa ponte entre ela e o poeta era o Bosquinho. Chamei e ele atendeu. Expliquei o caso e ouvi dele que estaria com Manoel em alguns dias. Levaria uns livros para que Manoel dedicasse a amigos. Morri de inveja e deixando vazar meu lado tiete, disse ao Bosco que apesar do longo tempo que vivi em Campo Grande, não tive a sorte de ter um livro autografado por ele. Bosco ouviu quieto.
Há poucos instantes, ele me chamou no bate-papo do Facebook. Disse que esteve com Manoel de Barros e que havia passado todas as coordenadas para o contato entre Eliane e Stella, que cuida dos afazeres práticos da vida do poeta. Mas havia mais. Bosco me deu um presente inestimável, salvou minha tarde de sexta com a mensagem que reproduzo ai abaixo:
Manoel de Barros e Bosco Martins. Bosco está lendo a dedicatória que o poeta fez pra mim. (Não passa de um desejo, uma licença poética. Mas bem que poderia ser.) |
É o seguinte, o poeta esta bem velhinho e com dificuldades
de audição e visão, mas autografou um livro pra você e lhe enviou um grande
abraço. Como faço para mandar o livro? Qual seu endereço atual? Fiz também um
texto sobre essa visita mais recente, me envie seu endereço de e-mail e também
lhe envio o texto pra você opinar e ver o quê faz com ele, OK? Grande
abraço do amigo de sempre!!!
Bosco Martins
P.S. A tarde que se arrastava, ganhou
brilho e cor. Já mandei o endereço e já reservei espaço no blog pro texto do
Bosco. Obrigado, Bosquinho! Obrigado, Manoel!
A Alta do Viegão II
Viegão e Isabel: a vida de volta ao normal. |
Toca o telefone. Meu pai, de novo. Nuca, agora é de
verdade. Estou indo pra casa. O médico olhou os resultados dos exames, voltou
aqui e me liberou. A dieta vai ser rigorosa, mas vou cumpri-la em casa!
A tarde lenta e arrastada se completa inteira, e quente,
e viva, e feliz. Quem haveria de me convencer que terminaria assim? A vida é
mesmo uma delícia de se viver! Beijo, meu pai. Seja bem-vindo de volta!
como não ficar feliz!!!!?????Seu pai passarinhando em casa novamente e você presenteado com muita matéria de poesia...o amor...beijinhos carinhosos extensivos a família....
ResponderExcluirCaro Maranhão, recebi as coordenadas do Bosco para entrar em contato com o poeta. Eh os cruzamentos da vida: eu, você, o Bosco e o poeta. Não há, mesmo, fronteiras quando se tem amigos. Obrigada eu que não tenho um livro autografado de Manoel de Barros, terei que mandar uma cópia do meu pra ele. Tomara!
ResponderExcluirParabéns!!! Livro autografado, papai fora do hospital, fim de semana a porta. Dá para querer mais? Ah, sim. Um cafuné. Bom fim de semana.
ResponderExcluirMarcia
Ê que notícia boa! :)
ResponderExcluirAbração!
Aucilene
Que delícia meu amigo. Dois amores de sua vida te abraçando. Manoel de Barros com sua poesia, seu Viegas com a saúde prosperando. Só pode dar em um feliz fim de semana. Abraço.
ResponderExcluir