A arte de Marco Cianfanelli. Para que a África jamais se esqueça de Nelson Mandela. |
Nelson Mandela foi e é a personalidade mais impressionante daquele continente. Passou 27 anos preso por acreditar que algo estava errado nas relações entre brancos e negros. O tempo de prisão não lhe amedrontou as convicções. Ao contrário, serviu para amadurecer o pensamento e tornar o corpo mais resistente.
Saiu de lá para disputar e vencer uma campanha presidencial. Foi um presidente digno. Sue mandato mostrou que ele tinha razão. A África, depois de Mandela, é outra. Nelson Mandela é um ex-presidente honrado. Tão singular que ganha agora um monumento artístico. A obra reconstrói a sua imagem na linha do horizonte africano, como uma tatuagem no ar.
O monumento foi construido com 27 barras de ferro que simbolizam cada um dos anos em que ele esteve na prisão. É obra do artista Marco Cianfanelli. Foi inaugurada no ano passado, no mesmo dia e no mesmo local onde Mandela foi preso, 50 anos antes.
É um reconhecimento de seu povo à sua luta em defesa de direitos iguais para todos e pelo fim do apartheid. Vistas de perto, são barras de ferro. Vistas de longe, formam o rosto de Nelson Mandela. Como se este estivesse mirando o infinito. E enxergasse, apesar de tudo, um belo horizonte. Um horizonte Mandela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário